Logo da cor branca escrito Bora

Internet caiu? Saiba como recuperar o seu sinal!

Autor: Time Bora

30/03/2023

Todo usuário de internet já deve ter passado por aquela situação em que a conexão simplesmente caiu e você ficou sem saber o que fazer.

Esse problema pode ser causado por diversos motivos, desde problemas na sua rede interna até problemas na operadora.

Mas não se preocupe, neste artigo vamos ensinar algumas dicas para você recuperar o seu sinal de internet rapidamente!

Se sua internet caiu, verifique a conexão da rede interna

Antes de contatar a sua operadora, verifique se o problema não é na sua rede interna.

Confira se o seu roteador está ligado, se os cabos estão conectados corretamente e se o dispositivo que você está usando está conectado na rede correta.

Caso você esteja usando um dispositivo móvel, dê uma olhada na opção de dados móveis e veja se o Wi-Fi está ativado.

Será que a operadora está com problemas?

Se a internet caiu e não é um problema da sua rede interna, mas ainda assim a conexão não tenha sido restabelecida, é possível que a sua operadora esteja com problemas.

Acesse o site da operadora para ver se há alguma manutenção programada ou se há algum comunicado de falhas no serviço.

Caso não encontre informações na página da operadora, entre em contato com o suporte técnico para obter mais informações.

Se você já passou por isso várias vezes, sabe como pode ser chato! Quando as falhas técnicas são frequentes, pode ser hora de reconsiderar a sua operadora de internet.

Mas, como sempre falamos, se estressar com a internet que caiu é coisa do passado.

Com o Bora, você pode filtrar as opções de acordo com a velocidade de conexão, quantidade de dados e preços, para encontrar a opção ideal para você. Além disso, o Bora também oferece informações detalhadas sobre cada plano, como velocidade de download e upload, franquia de dados, preço e muito mais. Utilize o Bora para encontrar uma nova operadora e acabar de vez com os problemas de conexão!

Se a internet caiu, reinicie o seu roteador

Uma das formas mais simples de resolver problemas de conexão é reiniciando o roteador. Além disso, é provável que esta seja a primeira orientação recebida pelo suporte técnico, então por que não se adiantar?

Para isso, basta desconectar o roteador da tomada e aguardar alguns segundos antes de conectar novamente.

Essa ação pode ajudar a restabelecer a conexão com a operadora e corrigir possíveis problemas de configuração.

Interferência de outros dispositivos

Outro problema que pode afetar a sua conexão de internet é a interferência de outros dispositivos eletrônicos que estão próximos do roteador.

Dispositivos como micro-ondas, telefones sem fio e aparelhos Bluetooth podem causar interferência na frequência do roteador.

Para evitar esse tipo de problema, mantenha o roteador afastado de outros dispositivos eletrônicos e de objetos metálicos.

Contate a sua operadora

Caso nenhuma das dicas acima tenha funcionado, é possível que haja algum problema na rede da operadora. Nesse caso, é importante entrar em contato com o suporte técnico para que eles possam verificar o problema e tomar as medidas necessárias para restabelecer a conexão.

Portanto, se a sua internet caiu, verifique primeiramente a sua rede interna e se certifique de que todos os dispositivos estão corretamente conectados. Se o problema persistir, confira se há alguma falha na rede da operadora, reinicie o seu roteador e verifique se há interferência de outros dispositivos.

Caso nada disso funcione, entre em contato com o suporte técnico da operadora para obter ajuda.

Internet caindo toda hora? Confira mais dicas!

Se isso acontece frequentemente, você já deve ter recorrido a todas as opções acima. Mas não se preocupe, existem mais soluções simples e eficazes que podem ajudar a solucionar o problema e manter a sua conexão estável. Confira abaixo algumas dicas:

  1. Os cabos estão conectados corretamente? Cabos soltos ou mal conectados podem ser a causa da internet cair toda hora. Verifique se todos os cabos estão conectados corretamente e certifique-se de que não há danos ou desgastes neles.
  2. Será que seu roteador Wi-Fi transmite sinal com qualidade? Se o roteador do Wi-Fi não transmite o sinal com qualidade, pode ser necessário substituí-lo por um modelo mais potente ou posicionar melhor o dispositivo em sua casa.
  3. Seu modem podem estar esquentando! O superaquecimento do modem pode ser um problema que leva a internet a cair constantemente. Certifique-se de que o modem está em um ambiente arejado e, se necessário, instale um cooler ou ventilador para resfriá-lo. Ah, e nunca posicione-o em móveis fechados nem gavetas.
  4. Ocorrem muitos picos de energia? Os picos de energia podem danificar o modem e atrapalhar o seu funcionamento. Por isso, é importante utilizar um filtro de linha ou estabilizador para proteger o aparelho.
  5. Sua conexão deve sempre ser protegida com senha. Conexões abertas podem ser acessadas por qualquer pessoa na região, o que pode sobrecarregar a rede e causar quedas constantes na internet. Proteja a sua conexão com uma senha forte e altere-a regularmente.
  6. Equipamentos eletrônicos podem estar interferindo! Outros dispositivos eletrônicos, como micro-ondas, celulares e roteadores de outras redes Wi-Fi, podem interferir no sinal de internet. Tente posicionar o modem e o roteador em um local longe de outros equipamentos eletrônicos.
  7. A internet caiu para todos os dispositivos da casa? Se a internet cai somente em um dispositivo, o problema pode estar relacionado com o dispositivo em questão. Porém, se a internet cai em todos os dispositivos da casa, o problema provavelmente está na rede interna ou na operadora.
  8. Há redes de Wi-Fi se sobrepondo? Redes de Wi-Fi sobrepostas podem causar interferência e queda na conexão. Use um analisador de Wi-Fi para verificar se há outras redes em sua região e configure o seu roteador para um canal diferente.
  9. A velocidade da internet contratada é suportada pela sua região? Se a sua conexão de internet contratada é maior do que a suportada pela rede da sua região, pode haver instabilidade na conexão. Verifique com a operadora se há limitações na rede e ajuste a velocidade contratada de acordo com a capacidade da sua região.

A importância de fazer um Speed Test após a queda da internet

Depois que sua internet caiu, é importante não apenas restabelecer o sinal, mas também verificar se a velocidade está de acordo com a contratada. Para isso, é necessário realizar um Speed Test, que irá medir a velocidade de download e upload da sua conexão.

Fazer um Speed Test é fundamental para verificar se a velocidade da sua internet está de acordo com o que você contratou. Muitas vezes, após a queda da conexão, a velocidade pode ficar abaixo do esperado, o que pode prejudicar a navegação e outras atividades online.

Além disso, o Speed Test também pode ajudar a identificar outros problemas na conexão, como instabilidade, latência e perda de pacotes, que podem afetar a qualidade da sua experiência online.

Com essas informações em mãos, você pode entrar em contato com a operadora de internet e relatar o problema, solicitando uma solução adequada.

Portanto, sempre que a sua internet cair, lembre-se de fazer um Speed Test para verificar a velocidade da conexão e identificar possíveis problemas. Dessa forma, você poderá garantir uma experiência online mais estável e satisfatória.

Você também pode se interessar:

Wi-Fi Direct: entenda como usar

Wi-Fi Direct: entenda como usar

Autor: Time Bora30/03/2023
Internet Fibra Óptica: saiba como melhorar sua conexão

Internet Fibra Óptica: saiba como melhorar sua conexão

Autor: Time Bora28/03/2023